segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CARTA ABERTA AO Sr. MINISTRO DA EDUCAÇÃO E AO SR. SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO

Exmos. Srs.

A propósito do artigo do Expresso da sua última edição, de 8 de Fevereiro, sob o título “OLIMPICOS PORTUGUESES VÃO PODER ESTUDAR ONLINE”(1º Caderno, Modalidades, pág. 39) e a propósito ainda da imposição de Medalha de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique a CR7 gostaria de dizer o seguinte.

Sou treinador de Ténis há mais de 30 anos, comecei a minha carreira de treinador ainda na Universidade 
Clássica de Lisboa, enquanto me licenciava em Direito. Fiz o Estágio de advogado, exerci advocacia, abandonei-a e dediquei-me a partir daí em full time a esta carreira, que ainda hoje me fascina e me cria em simultâneo as maiores frustrações. Tive vários cargos em diferentes fases da minha carreira na Federação Portuguesa de Ténis, entre os quais durante 10 anos o de Seleccionador Nacional Juvenil e sempre, digo sempre, me debati com uma questão que para nós portugueses parece insolúvel e que os outros lá fora já resolveram há muito. Refiro-me à questão dos Estudos e do verdadeiro nó górdio que é em Portugal um atleta, mesmo tendo o Estatuto de Alto Rendimento, conseguir conciliar a partir de certa idade e certo nível, os Estudos com o Treino e Competição. 
Houve um dia, ainda na Faculdade de Direito, que cometi o erro de levar as raquetes de ténis para as aulas, 
dado que ia treinar a seguir. Houve um Professor que espantado me perguntou se eu tinha tempo para 
jogar Ténis! Claro que nunca mais levei raquetes para a Faculdade e praticamente as arrumei até concluir a 
licenciatura. É certo que os tempos mudaram, hoje já se aceita e incentiva a prática do desporto nas 
Universidades, mas o problema permanece o mesmo para aqueles que desde cedo se dedicam e têm de se 
dedicar ao treino intensivo de uma modalidade até atingirem um alto nível de rendimento e querem ao 
mesmo tempo prosseguir os seus Estudos. 
Com as exigências do Ténis moderno, para os melhores atletas, em Portugal, a partir dos 14 anos , (Ler mais)

Nenhum comentário:

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
BlogBlogs