terça-feira, 1 de maio de 2012

Estoril Open 2012

Machado passa por Sousa e marca duelo com Del Potro 

Naquele que foi o sétimo embate 100% português da história do Estoril Open, o nº1 nacional Rui Machado superiorizou-se ao jovem lisboeta Pedro Sousa, avançando assim para a segunda ronda do Estoril Open pela terceira vez na carreira. O algarvio esteve a perder por um set a zero mas recuperou a tempo de selar a vitória pelos parciais de 6-7(3) 6-1 6-2.

"Um jogo a três sets é sempre difícil. Estive praticamente sempre por cima mas no primeiro set tive alguns graves problemas em servir por causa do vento. Cheguei a pensar que estava no meio de um tornado", avaliou Rui Machado, reconhecendo que o seu oponente "baixou fisicamente nos sets seguintes".
Num início tenso de ambas as partes foi Rui Machado o primeiro a agarrar o ascendente da partida, adiantando-se para 3-1, mas viu o jogador lisboeta responder de imediato com o contra-break e passar para o comando da partida por 4-3. No 11º jogo, o nº1 nacional voltou a elevar o nível e colocou-se em posição de servir para fechar o set. Machado ainda dispôs de três set points, dois deles consecutivos, mas acabaria por ser Sousa a quebrar e vencer de forma autoritária no tie-break.

Depois de um primeiro set emocionante e de bom nível de ambas as partes, Pedro Sousa pareceu acusar fisicamente o desgaste do primeiro parcial e não conseguiu manter o nível. Pelo contrário, depois de um primeiro set inconstante, o nº1 nacional estabilizou o seu ténis, acabando por vencer os dois sets finais com relativa tranquilidade.
"Antes de mais, eu e o Pedro somos amigos e também partilhamos o mesmo preparador físico. É um atleta que tem demorado a amadurecer, mas tem crescido muito nos últimos meses", analisou Machado, garantindo que o início complicado de temporada está "totalmente ultrapassado depois das vitórias em Roma".
O algarvio irá agora ser testado pelo campeão em título e 1ºCS, Juan Martín del Potro, num encontro que vale a passagem aos quartos-de-final da competição. No ano passado, Del Potro bateu Pedro Sousa no seu primeiro encontro rumo ao título. Questionado sobre se poderá repetir o feito do argentino, Rui Machado optou por um discurso cauteloso: "Seria estranho se eu afirmasse isso agora. Preciso de ir passo a passo".
por Marta Talhão
______________

Quadros
______________

Nenhum comentário:

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
BlogBlogs