terça-feira, 1 de maio de 2012

Estoril Open 2012

Maria João vence Morita e faz história

A talentosa jovem tenista portuense Maria João Koehler, segunda melhor portuguesa no ranking WTA (227ª) assegurou na manhã desta terça-feira a primeira vitória da carreira no quadro principal de um evento da categoria WTA, com uma vitória sobre a japonesa Ayumi Morita (77ª) pelos parciais de 6-1 7-5, num embate que se prolongou por 1 hora e 28 minutos num Court Central muito bem composto.
Apesar de um começo nervoso (precisou de salvar dois break-points no primeiro jogo do encontro), a pupila de Nuno Marques mostrou desde cedo a combatividade que constitui uma das suas grandes imagens de marca e agarrou o ascendente do encontro, dominando a esmagadora maioria das trocas de bola e colocando-se desde logo a vencer por 4-0, altura em que sofreu o primeiro break do encontro. Nada que fizesse tremer a tenista do Porto que venceria os dois últimos jogos do set com autoridade.

Sem a fluência no gesto de serviço mostrada durante todo o primeiro parcial, Maria João teve mais dificuldades no segundo set, teimando em não conseguir confirmar os breaks que ia concretizando. A 3-2 40-0, uma série de erros custar-lhe-ia novo break, seguindo-se um jogo de serviço da japonesa que a colocava pela primeira vez no encontro na liderança do marcador.

Apesar do evidente nervosismo, a jovem portuguesa não vacilou e conseguiu o break no 11º jogo, aproveitando a deficiente movimentação de Morita (que chegou a ser assistida às costas durante o encontro). Na hora da verdade, e dois anos depois de ter desperdiçado cinco match-points num épico duelo no Centralito, Koehler impressionou, selando a vitória com um ás, ao primeiro match-point.
Esta é apenas a terceira vez nas 23 edições do Estoril Open que uma tenista portuguesa chega aos oitavos-de-final, depois de Neuza Silva (2004) e de Michelle Larcher de Brito (2010). Maria João terá agora um duro teste pela frente rumo a uma possível presença nos quartos-de-final: a 1ªCS Roberta Vinci, que ontem derrotou a "quase portuguesa" Nina Bratchikova em três duros sets.
por Marta Talhão
in Estoril Open
______________

______________

Nenhum comentário:

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
BlogBlogs