domingo, 6 de maio de 2012

Estoril Open 2012

Del Potro bate Gasquet e revalida título

Pelo segundo ano consecutivo, o argentino Juan Martín del Potro é o campeão do Estoril Open. Depois de no ano passado ter cedido apenas um set durante todo o torneio para o português Pedro Sousa, o bicampeonato foi conquistado de forma ainda mais arrasadora: Del Potro não cedeu qualquer set em quatro encontros disputados, incluindo a final, hoje ganha a Richard Gasquet pelos parciais de 6-4 6-2.

No derradeiro encontro da 23ª edição do Estoril Open, Del Potro exibiu-se a grande nível, assumindo-se desde o início como o grande favorito a erguer novamente o troféu. O tenista argentino (1ºCS e 12ºATP) aproveitou um mau jogo de serviço de Gasquet (2ºCS e 18º) para quebrar o francês no primeiro jogo do encontro e conseguir desde logo uma vantagem que viria a revelar-se preciosa na recta final do set.
Apesar do início avassalador do argentino, o vice-campeão de 2007 no Vale do Jamor foi pouco a pouco assentando o seu jogo e conseguindo alguns espectaculares pontos que entusiasmaram o muito público que hoje acorreu ao Jamor. Mas o serviço, a direita e a incrível consistência de Del Potro não permitiram que o francês aspirasse a mais do que a manutenção dos jogos de serviço: o argentino não cedeu mais do que dois pontos em nenhum dos seus jogos de serviço e foi sem esforço que selou ao set ao primeiro set point.
Depois de um primeiro set apenas decidido pelo break madrugador, Gasquet voltou a entrar mal na segunda partida e permitiu novo break, numa altura em que era já evidente a menor disponibilidade física do francês que na véspera jogara mais de três horas frente a Albert Ramos. Com o seu oponente já algo resignado, Del Potro manteve o nível elevadíssimo no serviço (cedeu apenas três pontos nos serviço em todo o set) e, com um ás, fechou a partida no primeiro match-point, erguendo as mãos ao céu azul do Jamor.
Este é o 11º título da carreira de Del Potro, o quarto em terra-batida (nunca perdeu uma final nesta superfície). Em 2012, o tenista argentino conta agora com três finais disputadas e dois títulos (venceu em Marselha e perdeu em Roterdão). Já Richard Gasquet segue sem conquistar nenhum título desde 2010 e acentua o registo negativo em finais (venceu seis títulos e perdeu nove finais, duas delas no Jamor).
por Marta Talhão

Nenhum comentário:

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
BlogBlogs