sábado, 5 de maio de 2012

Estoril Open 2012

Kanepi salva match-points e sagra-se campeã no Jamor 

A espanhola Carla Suarez Navarro (58ªWTA) esteve por duas vezes a um ponto de vencer no Jamor o seu primeiro título profissional, mas foi a estoniana Kaia Kanepi (34ª) a ajoelhar-se na terra-batida e sagrar-se campeã da 23ª edição do Estoril Open. Numa das melhores finais dos últimos anos, Kanepi precisou de 2h37 minutos para bater a jogadora espanhola por 3-6 7-6(6) 6-4.

O decisivo encontro da competição feminina do Estoril Open apresentava desde logo um apelativo contraste de estilos: de um lado a possante estoniana Kaia Kanepi e de outro o ténis mais variado de Suarez Navarro. Este último começou por ser mais eficiente na primeira metade do encontro mas, à medida que a vitória se ia delineando, Suarez Navarro tornou-se mais errática e acabou por permitir a quase milagrosa recuperação da sua oponente.

"Nunca tinha salvo match-points numa final", afirmou Kanepi. "Não acho que tenha jogado o meu melhor ténis hoje mas é uma vitória importante porque passei por tempos complicados, com o afastamento do meu treinador e as lesões. Ganhei aqui sem treinador [fez-se acompanhar apenas pelo preparador físico], mas isso não quer dizer que não precise de um treinador no futuro!", gracejou.

A servir para o título a 6-3 5-3, Suarez Navarro permitiu o break e viu a Kanepi encetar uma série de três jogos consecutivos antes de também ela falhar no momento de selar o set. A decisão encaminhou-se para um tie-break que viria a revelar-se decisivo: Suarez Navarro dispôs de dois match-points a 6-4, mas foi a estoniana a vencer quatro jogos seguidos para levar a contenda a três sets.

No terceiro e decisivo parcial foi uma vez mais a talentosa tenista espanhola, cuja esquerda a uma mão é um dos raros exemplares no circuito profissional feminino, a começar melhor e a adiantar-se para 4-2. Mas, fazendo jus à regra do circuito feminino, nova reviravolta e vitória da estoniana ao seu primeiro match-point - a terceira campeã da história a vencer após salvar match-points depois de Anke Huber (2000) e Greta Arn (2007).

Este é o terceiro título da carreira de Kanepi, após ter vencido em Palermo (2010) e já este ano nos pisos rápidos de Brisbane. Pior sorte para Carla Suarez Navarro que prossegue sem conquistar qualquer título após três tentativas frustradas - antes da final no Jamor, a espanhola havia perdido as finais de Marbella em 2009 e 2010.

"Faltava apenas um pontinho, foi um encontro muito duro. Tanto ela como eu corremos muito, houve pontos muito compridos", analisou a finalista vencida, reiterando que "o balanço da semana é positivo". "Gosto muito de jogar em terra-batida e tive a sorte de poder fazer muitos encontros aqui, vou tentar jogar ao meu melhor nível em Madrid", concluiu.
por Marta Talhão

Nenhum comentário:

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
BlogBlogs