domingo, 24 de fevereiro de 2013

Entrevista exclusiva a Carlos Carvalho - "Para mim o Federer é a maior referência no ténis"

O Tennisresultados esteve à conversa com o português Carlos Carvalho, fisioterapeuta de Jan Hajek que já trabalhou com jogadores como Tommy Haas, Nikolay Davydenko, Michal Mertinak, entre outros.

Tennisresultados - Atualmente é fisioterapeuta de Jan Hajek, já exerce esse cargo há quanto tempo?

Carlos Carvalho - Neste momento estou a trabalhar com ele à 1 ano e 4 meses.

Tennisresultados - Como começou esse projeto entre vocês?

Carlos Carvalho - Eu trabalhava em Tenerife com um ex-Fisioterapeuta do ATP e o Jan Hajek deslocou-se lá para fazer um tratamento intensivo (entre 5 a 6 horas diárias) a uma lesão lombar. Durante a sua estadia em Tenerife convidou-me para fazer a pré-temporada com ele e logo de seguida propôs-me trabalhar a tempo inteiro durante a temporada, proposta que aceitei e estou com ele até ao momento.

Tennisresultados - Pessoalmente acha que Jan, com 29 anos, ainda é um jogador com margem de progresso?

Carlos Carvalho - Eu penso que sim, tem feito bons resultados e no ranking também tem vindo a melhorar nos últimos tempos. Para mim ele pratica um bom Ténis e a idade aliada à experiência neste caso estão ajuda-lo a sentir-se mais confortável no court e mais confiante no seu jogo. Este ano os torneios estão a correr bem e penso que pode fazer uma das suas melhores temporadas.

Tennisresultados - Sente que foi uma experiência importante para si, trabalhar com Tommy Haas e Nikolay Davydenko, antigos números 2 e 3 mundiais respetivamente?

Carlos Carvalho - Sem dúvida, todas as experiências que tenho tido mesmo com outros jogadores são muito enriquecedoras e aprende-se muitas coisas com cada um em especial.

Tennisresultados - Recentemente, teve a oportunidade de treinar com Roger Federer no ATP 500 do Dubai, sente que foi outra grande experiência?

Carlos Carvalho - Para mim o Federer é a maior referência no ténis, treinar com ele foi como um sonho. Foi sem dúvida uma boa experiência, já tinha estado com ele em outros torneios mas poder privar com ele num treino foi muito agradável. É uma pessoa muito acessível, simples e com bom humor.

Tennisresultados - Dos vários jogadores(as) com quem já trabalhou, com qual acha que aprendeu mais?

Carlos Carvalho - Aprendi com todos eles, mas como trabalho há mais tempo com Jan Hajek penso que é com ele que tenho tido mais experiências.

Tennisresultados - Qual o jogador e jogadora que você admira mais a sua condição fisica?

Carlos Carvalho - Tommy Hass (pela sua idade e a performance que mantém), Novak Djokovic e Roger Federer. E das jogadoras, a Caroline Wozniacki.

Tennisresultados - Recentemente, Rafael Nadal regressou de uma grave lesão no joelho. Como avalia o seu regresso?
Carlos Carvalho - Acho que ainda é prematuro falar sobre isso uma vez que também não sei o seu estado clínico. Mas pelo que demonstrou nos torneios que realizou penso que vai num bom caminho. Veremos nos próximos torneios que serão um bom exemplo para o demonstrar.

Tennisresultados - O que podemos esperar do espanhol no próximos torneios de piso rápido (Indian Wells e Miami)?

Carlos Carvalho - É uma boa pergunta. Eu penso que decidiu fazer os primeiros torneios em terra batida devido à sua lesão e uma boa forma de ir ganhando confiança e competividade. Agora depois de Acapulco veremos se ele irá optar por jogar esses torneios. Se o fará é porque se sentirá bem para o fazer. Em piso rápido o seu joelho sofrerá mais e terá que ter um bom nível de preparação e aí vai ser posto em prova, mas nesse aspecto penso que não terá muitas dificuldades uma vez que estamos a falar de Rafael Nadal. Acho que o circuito também precisa que ele volte rápido para que todos possamos desfrutar mais do Ténis.

Tennisresultados - Com certeza já há de ter trabalhado com jogadores que regressaram ao circuito após lesões, como costuma ser esse regresso para o jogadores?

Carlos Carvalho - É sempre um período sensível e essa adaptação é feita na pós-reabilitação com treinos adaptados a cada caso evoluindo até se sentirem a 100% e outro fator importante é tentar também controlar a confiança e a ansiedade do jogador que está sempre presente depois de ter estado parado, de modo a que não recidive a lesão.

Tennisresultados - Este ano a ATP colocou em vigor algumas novas regras. Uma delas entre o tempo permitido entre cada ponto. Pensa que a regra dos 25 segundos pode vir a prejudicar de alguma maneira o fisico dos jogadores a longo prazo?

Carlos Carvalho - Eu penso que sim. Acho que essa regra já estava implementada, mas era algo que não era "cumprido". Vai ser um pouco mais complicado, porque depois de jogar um long rally ter apenas os 25's de descanso é algo que trará alterações na condição física dos jogadores. É uma "regra" nova que já implementamos inclusive nos nossos treinos.

Tennisresultados - "O calendário está muito mal preparado para os tenistas, favorece para que haja carreiras curtas. É um erro muito grande que as pessoas que fazem parte do desporto não ajudem para que as carreiras sejam maiores. É algo que teria que mudar. Jogamos com um excesso de tensão, desde o dia 3 de janeiro até o dia 30 de novembro sem parar." Críticas de Rafael Nadal em relação ao calendário do circuito profissional. Partilha a mesma opinião do espanhol?

Carlos Carvalho - Sim. E acho que é a opinião da maioria dos jogadores. São muitos torneios durante o ano, com alterações de fuso horário, tipo de pisos diferentes e todas estas adaptações com tão pouco tempo de descanso leva a um desgaste fisico muito grande o que não favorece de todo as suas carreiras.

Tennisresultados - É difícil para si, ter de viajar quase todas as semanas, entre as mais diversas cidades do mundo?

Carlos Carvalho - Tem as suas vantagens e desvantagens. Por um lado gosto de viajar por todo o mundo, conhecer novos países e culturas. Lidar com profissionais da área, de várias partes dos mundo é muito enriquecedor porque neste meio existem profissionais muito bons. Por outro lado é um pouco mais difícil, porque estamos cerca de 30 semanas por ano fora de casa e apertam as saudades dos amigos, da família e da namorada.

Tennisresultados - Existe a possibilidade de vir com o seu atleta este ano ao Estoril Open?

Carlos Carvalho - Sim, contudo ainda não temos o calendário definido, já falamos sobre essa possibilidade e eu vou fazer os possíveis para que ele se decida por ir. Seria um gosto também poder estar presente no torneio do meu país.

Tennisresultados - O Tennisresultados agradece muito a sua disponibilidade e deseja-lhe boa sorte para o seu futuro.

Carlos Carvalho - Agradeço muito o vosso interesse por esta entrevista. Muito obrigado.

Um comentário:

Jorge Braga disse...

Óptimo trabalho do Duarte Navarro. Surpeendendo pela sua juventude todos os fans do verdadeiro ténis. Obrigado Duarte, o teu contributo para este blog é muito importante. É confortante observar o crescimento de um jovem que se interessa, colabora e age como gente grande.
JB

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
BlogBlogs