sexta-feira, 7 de maio de 2010

Os segredos da primeira transmissão em 3D em Portugal

A par da presença de Roger Federer, número 1 do ténis mundial, o Estoril Open tem como atractivo a estreia da primeira transmissão em directo de imagens estereoscópicas para clientes do Meo, que tenham televisores compatíveis com este sinal tridimensional.

Apenas o primeiro jogo de Federer, as meias-finais e a final do torneio terão direito a transmissões estereocópicas em directo. O visionamento está restrito à RTP e ao canal experimental 281 do Meo.

A transmissão em 3D resulta de uma parceria entre PT, Medialuso e João Lagos Sport (organizador do torneio de ténis) e é assumidamente experimental - até porque, o número de lares com televisores preparados para emitir imagens esteroscópicas é manifestamente reduzido em Portugal.

Com centenas de milhares de boxes compatíveis no país, a PT admite o interesse no lançamento de um canal em 3D, mas lembra que tal só será possível quando a houver conteúdos compatíveis suficientes.

Para a produtora Medialuso, o 3D já não é propriamente uma novidade. Nos últimos anos a empresa tem assegurado a produção e realização de vários documentários e eventos desportivos, apostando na transmissão em directo como um novo filão de negócio.

Neste vídeo vai poder conhecer as tecnologias envolvidas na primeira transmissão em 3D para as casas dos portugueses.

___________________

VIDEO

___________________

in ExameInformática

Um comentário:

Unknown disse...

Anda tudo a apostar no 3D, mas vejamos que tipo de 3D anda para ai o MEO a oferecer:
O MEO lançou a visualização em 3D Anaglífico, tecnologia obsoleta que existe desde década dos anos 50 para simular o 3D utilizando sobreposição de imagens com óculos de lentes vermelha/verde, que pode ser vista em qualquer televisor com a utilização destes óculos.
Nos dias de hoje já existe tecnologia mais avançada em 3D, por exemplo, a tecnologia disponibilizada pela ZON é o TRUE 3D, isto é, uma tecnologia idêntica à já utilizada nos cinemas, como foi o caso do AVATAR, que pode ser visualizada com um aparelho de TV apropriado.
Portanto, será de facto o 3D do MEO um verdadeiro 3D?
Não será o 3D do MEO mais um produto "fedorento", em que vende aquilo que afinal não tem ou é antigo, velho e desactualizado?
Quem de facto tem e disponibiliza aos seus clinetes o verdadeiro 3D?

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
BlogBlogs